segunda-feira, 26 de setembro de 2011

IFBA oferece 320 vagas em Irecê




O município de Irecê situa-se na Chapada Diamantina Setentrional, abrangendo toda a área do Polígono das Secas. Integrante da bacia do São Francisco, a cidade é famosa e reconhecida pelo seu potencial agrícola e agropecuário, tendo recebido o título de "Cidade do Feijão" em virtude das grandes safras colhidas nas décadas de 1980 e 1990. O comércio local também se destaca, o que torna Irecê o centro de serviços da região.
Recentemente, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, instituição de ensino pública e com tradição centenária, contemplou a cidade com a implantação de um campus. A ação faz parte da política de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que pretende interiorizar o acesso ao ensino profissionalizante.
Até este domingo, 25 de setembro, o IFBA está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2012, ampliando as possibilidades de capacitação para o mercado do trabalho. Ao todo são 320 vagas, distribuídas entre os cursos de Biocombustíveis, Eletromecânica e Informática, nas modalidades integrada ao ensino médio e subsequente.
Os cursos da modalidade integrada duram, em média, quatro anos, e conciliam ensino médio com formação técnica. Os subsequentes têm duração média de dois anos, sendo destinados a jovens e adultos que concluíram o ensino médio e pretendem se profissionalizar.
Para efetuar a inscrição, acesse: www.selecao.ifba.edu.br. O valor é de R$30. O pagamento do boleto deve ser efetuado até o dia 26, segunda-feira, em qualquer agência bancária ou casa lotérica.
O IFBA também oferece vagas pelo sistema de cotas para afrodescendentes, indiodescendentes e demais etnias, além de reservar vagas para os candidatos com necessidades educativas especiais.
Sobre as provas
- Integrada
A prova consiste em 36 questões objetivas com conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia, além da redação.
- Subsequente
Ao todo são 40 questões objetivas Língua Portuguesa, Estrangeira (Inglês/Espanhol), Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia, além da redação.
Quando? 27 de novembro de 2011
Onde? Os locais de prova serão divulgados no site
Duração? Das 8 às 12h30, totalizando 4h e 30min
Para mais informações, consulte o edital.
Sobre os cursos
O técnico em Eletromecânica desenvolve atividades de coordenação e assistência técnica em planejamento, avaliação, controle, instalação, montagem e manutenção de sistemas eletromecânicos; realiza atividades de programação e orientação na execução de peças, componentes e máquinas eletromecânicas. Pode atuar em empresas de manutenção e automação, indústrias, laboratórios de controle de qualidade, manutenção e pesquisa, bem como em concessionárias de energia.
O técnico em Biocombustíveis executa o processamento de óleos vegetais, provenientes de produtos como cana-de-açúcar e plantas oleaginosas (girassol, dendê, soja, amendoim, mamona), transformando-os em biocombustíveis líquidos; atua na produção de biocombustíveis sólidos a partir da utilização de produtos oriundos de florestas energéticas; processa resíduos agropecuários, objetivando sua transformação em biocombustíveis gasosos. Pode atuar em indústria de biodiesel, laboratórios de controle de qualidade, usinas de açúcar e álcool, destilarias, empresas distribuidoras de biocombustíveis, indústrias siderúrgicas demandantes de carvão vegetal, fazendas de produção e cooperativas.
O técnico em Informática está apto a operar e programar sistemas, instalar e diagnosticar redes, administrar e manter hardware e software, além de dar suporte técnico a usuários de computadores, desenvolvendo processos de gerenciamento e produção. Pode atuar em instituições públicas, privadas e terceiro setor.
Para mais informações, acesse o nosso guia de cursos, disponível na página eletrônica do Processo Seletivo.  Fonte :             


Fonte : http://www.culturaerealidade.com.br/news/default.asp?session=ler_noticia&id=4447

Sem comentários:

Enviar um comentário