Nesse  domingo, 30, caravanas de diversas regiões da Bahia seguiram para  Salvador para participar de um protesto programado para acontecer na  manhã desta segunda-feira, 31, em frente à sede do Tribunal de Justiça  da Bahia, contra a desativação de Comarcas no Estado.
O  manifesto que contará com a participação dos 49 municípios que terão  suas comarcas desativadas, tem o apoio do Sinpojud (Sindicato dos  Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia), da UPB (União dos  Municípios da Bahia) e de deputados estaduais.
O  Sinpojud considera a decisão inconstitucional, uma vez que o acórdão  fere os princípios da Constituição Federal e a Constituição do Estado da  Bahia, que com o mesmo teor, diz que “compete privativamente ao Supremo  Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores e aos Tribunais de Justiça  propor ao Poder Legislativo, a criação ou extinção dos tribunais  inferiores”.
Os  prefeitos já estão se preparando para entrar com um processo em  Brasília, chamada Ação Direta de Inconstitucionalidade, para derrubar a  decisão dos desembargadores baianos e manterem suas Comarcas  funcionando.
Sem comentários:
Enviar um comentário